Arrow BackVoltar

Vídeo-entrevistas: como ter boa performance.

artigo
CalendárioElipse

200 VIEWS

2 COMENTÁRIOS

Se você está aí se preparando para sua vídeo-entrevista com o recrutador, é preciso tomar alguns cuidados para causar uma boa impressão nesse primeiro contato.

Nesse momento atual da pandemia do Coronavírus, diversas empresas estão funcionando através do home office, isso fez com que os processos seletivos presenciais fossem interrompidos. Mas não quer dizer que as seleções tenham parado de vez. As empresas agora estão realizando vídeo-entrevistas com seus candidatos.

Então se ligue nas dicas e prepare-se para ter um ótimo desempenho e conseguir a sua vaga desejada.

Confira a conexão da Internet

Primeiro de tudo, confira se sua rede está boa. Faça teste com pelo menos, uma hora de antecedência da entrevista. Evite que haja interrupções ou atrasos durante o processo por conta da internet.

Teste seus equipamentos

Faça um teste antes da entrevista. Simule uma ligação e veja se está tudo certo com sua câmera e seu áudio. Você pode, por exemplo, pedir para um amigo te ajudar a avaliar como está a imagem e o som da sua chamada de vídeo.

Procure um local apropriado

O ideal é escolher um ambiente com uma boa iluminação, com um fundo neutro, organizado, e sem muitas distrações. Isso impede que sua imagem fique muito poluída para o recrutador.

Caso tenha outras pessoas com você durante a entrevista, certifique-se de que elas saibam que você precisa de silencio absoluto. Não é nada legal barulhos e interrupções durante a chamada de vídeo.

Evite distrações

Durante a entrevista, não mexa no celular, deixe-o desligado ou no silencioso. Não seria legal o aparelho tocar enquanto você estiver conversando.

Não deixe seu bichinho de estimação no mesmo local em que você esteja realizando a chamada de vídeo. E se ele pular na frente da câmera? Ou começar a latir? Ou derrube alguma coisa? É melhor não se arriscar e evitar que coisas como essas aconteçam.

"Alguns candidatos, ao realizar uma entrevista remota, abrem outras abas em seu computador, ou até mesmo andam de um lugar para outro enquanto falam com o entrevistador. Isso pode soar como desinteresse, então o melhor é evitar e buscar estar 100% presente para a conversa."

Explica Fernanda Lelli, especialista em recrutamento da Loggi.

Vista-se adequadamente

Só porque a entrevista não é presencial que você não deva se arrumar. Encare-a como se você estivesse junto ao entrevistador. Nada de pijamas ou roupas muito chamativas.

Preste atenção em sua postura. Nem pensar em realizar a entrevista deitado ou sentado de qualquer jeito.

Estude sobre a empresa

Essa dica não vale só pra entrevistas por chamada de vídeo. Você sempre deve pesquisar sobre a empresa contratante. Pesquise sobre o negócio da empresa e o cargo em que você esteja se candidatando. Anote tudo caso ache necessário.

Seja pontual

Nada de atrasos! Não deixe o recrutador te esperando. Não será muito fácil justificar seu atraso já que você está em casa.

Arrase na entrevista

Mesmo com tudo checado e certo, agora vem a parte principal: a entrevista.

Reveja seu currículo, leia o que você anotou sobre a empresa e a vaga e arrase no seu papo com o recrutador.