Arrow BackVoltar

Pra onde ir? Profissões em alta e tendências de mercado

artigo
CalendárioElipse

200 VIEWS

2 COMENTÁRIOS

O primeiro emprego é muitas vezes o início de uma carreira promissora, mas nem sempre essa busca é clara para os candidatos. Então, se você está querendo saber quais as profissões em alta no momento e quais as tendências do mercado de trabalho para ver para onde ir, continue lendo esse texto e descubra tudo!

Profissões em alta

O momento mercadológico que estamos passando fez com que a atenção à tecnologia e à saúde estivessem mais presentes do que nunca. Seja pela imigração dos comércios e trabalhadores para o modo online ou seja pela missão de estar na linha de frente contra um vírus fatal.

Por isso, não é surpresa nenhuma que as profissões que vamos ressaltar aqui são voltadas para áreas específicas, ou seja, são as mais procuradas e utilizadas nessa crise.

Veja agora as profissões que estão em alta, separadas por áreas:

Área da Saúde

Como estamos vivendo uma crise sanitária, a área da saúde é uma das que mais estão trabalhando e, portanto, necessitando de profissionais da área.

Aliás, se engana quem acredita que essa alta irá permanecer apenas nesses momentos, pois aqui no Brasil, os cargos voltados para a saúde ainda são um dos mais benéficos.

1. Médicos: a medicina é fundamental em qualquer época que estivemos, por isso, quem pretende seguir esses caminho, sempre encontrará atividade no mercado.

2. Enfermeiros: assim como o cargo anterior, a enfermagem está sendo o braço direito contra o vírus nos hospitais. Quem escolher se tornar um herói desses, nunca ficará parado. Dados coletados pela Catho revelam que no fim do ano passado as vagas para Enfermeiro de UTI cresceram 393% e para Auxiliar 294%.

3. Saúde mental: a reclusão não é fácil e para ajudar as pessoas passarem por esse momento, os psicólogos e psiquiatras estão sendo os mais procurados. Um dos fatores principais por esse aumento de procura por esses profissionais é que 64% dos profissionais têm sentido os impactos do isolamento social na saúde mental, pois segundo pesquisa realizada pela Catho com mais de 8 mil respondentes, 80% afirmam terem desenvolvido sintomas de ansiedade ao longo de quarentena.

Área da Tecnologia

Como já contamos, a tecnologia vem sofrendo avanços surpreendentes e está presente todos os dias em nosso mercado de trabalho atual. Isso revela que a sua alta veio para ficar e que apostar em uma especialização derivada dela pode gerar uma linda carreira de sucesso.

1. Programador: quem está em busca de criar software que tem o propósito de ajudar ou sonha em otimizar algo nas redes, vai adorar a área de programador. É por conta deles, por exemplo, que temos a facilidade em mexer em um site, ferramenta ou até mesmo naquele joguinho viciante.

2. Data Protection Officer (DPO): até parece algo complicado, mas esse cargo se refere a um Especialista em Leis e Práticas de Proteção de Dados Pessoais. Seu objetivo é aplicar as normas da melhor maneira nas empresas, então, um profissional como o advogado ou quem trabalha com segurança da informação pode também contemplar a área. Com a nova lei implementada que colocou regras mais rígidas sobre a coleta e utilização de dados das pessoas, as empresas estão correndo contra o tempo para atender todas as exigências.

3. Gerente de produto: a criação e otimização de um produto digital é complexo e precisa de muita etapas, e é aí que entra o profissional gerente de produtos, com todo o seu olhar para a qualidade, usabilidade e tudo mais. O cargo sempre esteve em destaque no mercado, mas nesses tempos, com o aumento da elaboração de novas ferramentas, ele se tornou bem procurado.

Área de Vendas

Um dos setores mais abalados pela quarentena, é o comércio e vendas. Com a pandemia em seu auge, as pessoas se aquietaram em casa e param de sair, mas essa ação fez com que os brasileiros dessem um olhar diferente para as vendas online.

Com isso, muitos comerciantes começaram a andar de mãos dadas com as redes sociais e sites para divulgarem e venderem seus produtos. Além do setor alimentício, os perfis das lojas de acessórios também estão em uma das mais procuradas.

1. Analista de compras: para um negócio perceber se ele está indo para o caminho certo em questão de quantidade de produtos e negociação com o varejo, é preciso da pessoa certa: o analista de compras. Além dos desafios de vender em meio a uma crise, esse cargo também visa trazer o que é prioridade para a empresa, sendo algo fundamental desde sempre.

2. Marketing Digital: com o aumento de vendas online, o marketing digital foi uma das áreas que mais cresceram. Afinal, não se consegue vender sem uma boa propaganda e comunicação assertiva. O marketing também está presente em todas os segmentos, sendo um dos cargos que nunca tiveram em baixa no mercado.

3. Social Media: assim como o marketing, quem tiver o dom de dar um up nas redes sociais se tornou alguém bem visado por quem busca se posicionar, vender e ganhar dinheiro com a internet. Para tornar a rede social da marca mais chamativa e produtiva, o social media busca otimizar o perfil da empresa nas mais populares plataformas, estreitando a relação entre cliente e marca. Então, nesse mundo tão conectado, esse profissional sempre será útil.

Área de Recursos Humanos

Pode até parecer meio estranho ressaltarmos essa área, já que as notícias de desemprego e demissões são inúmeras. Mas sim, o RH também está crescendo e empregando.

1. Recrutador: com o regime home office sendo adotado por diversas empresas brasileiras, a contratação não necessita mais ser apenas de pessoas da mesma cidade e torna o mercado plural para todas as regiões. E como escolher os profissionais por uma tela? Hora, o recrutador de seleção saberá te responder em qualquer ano.

2. Gerente de Recursos Humanos: dentro de uma carreira, é preciso de desenvolvimento e projeções. E quem auxilia os profissionais nessa etapa e planeja salários dentro das empresas é o nosso amigo Gerente de RH. Essencial não apenas agora, essa área é uma das que se encaixam na categoria de bem promissoras.

| Agora que você já sabe das profissões em alta, conheça os nossos Modelos de Currículo.

Tendências do mercado

Não foram apenas cargos que se tornaram destaques, há algumas mudanças dentro do mercado de trabalho que podem ser novidades para algumas pessoas.

E pensando nisso, separamos as maiores tendências. Acompanhe agora quais são e saiba mais sobre elas:

Buscar vagas sem sair de casa

que antes era feito pessoalmente, hoje se faz por trocas de e-mails ou até mesmo por mensagem em um celular. E isso também vale no processo ao buscar uma vaga.

Além dos já conhecidos sites de empregos, como a Catho, atualmente as empresas estão apostando nas redes sociais para divulgarem suas oportunidades. Isso auxilia no disparo mais rápido da informação, no estudo da saúde da marca e na possibilidade do estreitamento da boa relação entre empresa e cliente.

E se você está com dificuldades em encontrar e participar dessas vagas pela internet, confira a nossas dicas:

1. Atualize e otimize seu perfil nas redes sociais
2. Crie um CV bacana e mantenha ele em dia
3. Se possível, desenvolva um portfólio
4. Siga as marcas nas redes sociais
5. Busque as vagas utilizando palavras-chave

Com isso, as suas chances de encontrar aquela tão sonhada oportunidade pode aumentar, já que estar conectado e atento a tudo é algo fundamental nos dias de hoje.

Processo seletivo e trabalho 100% online

A internet e a maneira que nos comunicamos por meio dela nos ajuda a unir o que está tão distante. E pensando nessa união, as empresas estão utilizando dessa ferramenta para tudo.

Tempo atrás, fazer uma entrevista de emprego por telefone ou não precisar ir até a empresa era algo inimaginável. Hoje, os recrutadores estão preferindo fazer uma vídeo entrevista e realizando etapas do processo seletivo via e-mail com em plataformas online.

Ah! E não podemos esquecer das diversas vagas voltadas para o trabalho remoto que surgiram. Uma maneira de abranger a contratação de mais funcionários e de manter escritórios virtuais espalhados pelo mundo todo.

| Descubra mais de 200 mil vagas no site da Catho

Gostou de saber sobre as tendências e as profissões em alta? Então compartilhe esse texto com seus amigos que não sabem direito onde ir e como se inserir no mercado de trabalho.