Arrow BackVoltar

Ferramentas que você precisa conhecer para se destacar no trabalho

áudio
CalendárioElipse

200 VIEWS

2 COMENTÁRIOS

A tecnologia está presente em todas as áreas, auxiliando nas tarefas e deixando o mercado mais rápido e dinâmico. E algumas dessas ferramentas podem ser vistas como novidades ou até mesmo como barreira para ingressar em uma carreira profissional ou daquela tão sonhada promoção chegar.

Com o intuito de revelar ferramentas online e até gratuitas, destacamos agora algumas que possam dar um brilho a mais em seu currículo ao dizer que as conhecem, mesmo que não tenham muito a ver com a sua área de atuação ou de interesse. São plataformas atuais e utilizadas por grandes empresas. Descubra:

1. Sites de programação

Podemos ainda ter uma visão que a programação é apenas específica para algumas áreas, mas não é bem assim. Ela se tornou algo essencial no mercado e quem sabe dominá-la está no lucro.

Além dos cursos e formações voltadas para programadores, atualmente, existem sites e softwares gratuitos que são fáceis e aptos até mesmo para pessoas que não entendem muito. Hoje, as empresas estão buscando programação para sites, para aplicativos e para business intelligence.

2. Diferentes certificados online

A qualificação não é algo novo e nem novidade para quem deseja se destacar perante o concorrido mercado de trabalho. Mas o que pode ser desconhecido são os cursos online e os certificados que valem por alguns anos.

Com o objetivo de ser mais prático, barato e rápido, as aulas virtuais viraram uma febre nesse momento em que necessitamos ficar em casa. Especialistas também comentam que essas plataformas só estão começando a crescer, que estudar sem ir a uma sala de aula é tendência e bem vista pelas as empresas, já que algumas investem e liberam a grade para os funcionários estudarem.

Então, se você está pensando em atualizar seus conhecimentos e se tornar um grande competidor, provavelmente esse estilo de qualificação ajudará e muito.

3. Sites para criação de imagens e apresentações

Já se foi o tempo em que saber diagramar, escolher boas imagens e criar apresentações assertivas era coisa de uma área só. Nessa nova década, um resultado ou um projeto bem elaborado e ilustrado vale uma promoção, sabia?!

E a importância de utilizar a imagem como ferramenta de trabalho para diversos segmentos se tornou tão útil que até podemos encontrar na internet sites gratuitos que ajudam o profissional a criar slides incríveis, a modificar imagens, a montar vídeos, gifs e elaborar o visual de uma página de site. É só pesquisar na internet “edição de imagem/vídeo/gif” que você logo vai encontrar o que precisa.

4. Idioma – apps, vídeos e podcasts

Para encerrar, não podíamos deixar de falar de algo que se tornou até clichê, mas importante: saber um outro idioma. Sabemos que ser bilíngue pode fazer com que grandes portas se abram, mas a realidade é que essa teoria vale para todas as áreas e idades.

Além de tornar o intercâmbio ou a moradia em um outro país possível, saber ler e escrever em outra língua serve para entender ferramentas que ainda não foram atualizadas para o nosso idioma. Ah! E se engana quem acredita que esperar por isso pode ser uma boa, pois as oportunidades são momentâneas e as traduções tardias.

E o mais bacana é que hoje existem videoaulas, conteúdos bons para baixar e muita coisa de forma gratuita para o candidato aprender um novo idioma com facilidade e rapidez. Você pode pesquisar na internet aplicativos, podcasts, canais e criadores de conteúdo que ensinam idiomas. Principalmente para o inglês, não faltam opções para todos os gostos.

Dicas de como ingressar no mercado de trabalho

As oportunidades estão crescendo e se adaptando, assim como o surgimento de novas profissões e novos negócios no país. E com isso, o mercado de trabalho pode se tornar algo mais atrativo para aqueles que desejam ingressar em algo novo ou para aqueles que buscam o primeiro emprego, mesmo com uma idade avançada.

Conheça então algumas dicas que separamos para você aumentar suas chances em um processo seletivo, independente de área, separadas por experiência ou sem nenhuma vivência. Confira!

| Conheça os nossos Modelos de Currículo

Para pessoas com experiência

Se você já trabalhou ou trabalha e está em busca de começar com o pé direito, sigas essas nossas dicas:

  • Em seu currículo, mencione a sua longa experiência, mas faça de uma maneira objetiva e curta
  • Se está pensando em mudar de área, pesquise sobre a rotina dos profissionais e as tendências do mercado
  • Crie seu documento com no máximo 2 páginas
  • Tenha uma cópia do currículo de forma impressa e virtual
  • Busque vagas com o auxílio das palavras-chave
  • Siga as empresas do seu interesse nas redes sociais

Para pessoas sem experiência

Agora, se você está iniciando no mercado, então, acompanhe essas nossas dicas:

  • Crie um currículo objetivo e mostrando todos os seus aprendizados ao longo dos anos que possam contribuir para a sua carreira
  • Faça um documento com no máximo 1 página
  • Tenha também uma cópia do currículo de forma impressa e virtual
  • Busque por oportunidades que se encaixam com seu perfil e habilidades
  • Demonstre sempre que a falta de experiência não é problema, que você busca por evolução profissional
  • Sigas as empresas do seu interesse nas redes sociais
  • Procure por vagas utilizando palavras-chaves

| Descubra mais de 200 mil vagas no site da Catho

Agora que você já descobriu as ferramentas que podem te ajudar a ser destaque no mercado e também já conhece as nossas dicas para começar a trabalhar, compartilhe com aqueles seus amigos que também estão buscando por oportunidades. Ah! E aproveite para nos contar o que você acha de novo no mercado atual?