Arrow BackVoltar

Diversidade na tecnologia: quais os benefícios?

artigo
CalendárioElipse

200 VIEWS

2 COMENTÁRIOS

Em uma sociedade com povos e culturas múltiplas, é esperado que a tão falada “diversidade” seja realidade nas organizações também. Mas ainda são poucas as empresas que buscam se tornar plurais, tendo como visão o desenvolvimento da corporação e uma postura madura em relação às diferenças de cada indivíduo dentro de uma sociedade. Nem todas se atentam à importância de incluir e apoiar cada pessoa, seja nas relações interpessoais ou nos trabalhos feitos na empresa.

Pensando nessa diversidade e na ausência dela em alguns segmentos e profissões, não podemos deixar de fora o mundo da tecnologia, pois não é novidade que o mundo mudou! Entramos numa nova era, cheia de inovações, mas, infelizmente, continuamos nos deparando com questões relacionadas à sub-representatividade de alguns grupos na área, sejam elas raciais ou de gênero.

A tecnologia veio com o avanço da globalização, isso significa que seu maior papel é incluir e não mais segregar pessoas e entidades. Tanto o consumo da tecnologia quanto a sua “fabricação” precisa ser para todos. Segundo uma pesquisa realizada pela Intel e Lenovo em 2020, isso tende a ser um tópico recorrente nos próximos anos, com o poder de reduzir as faltas de acessibilidade, de conectar pessoas que, de outra forma, estariam separadas, de expandir os benefícios da inteligência artificial e desenvolvimento de competências.

Segundo o mesmo estudo da Intel e Lenovo, a tecnologia está permitindo trabalhar de maneiras mais dinâmicas, flexíveis e ajudando organizações a se tornarem ambientes de pluralidade, tanto no digital, quanto dentro de um escritório.

Quais são as vantagens da diversidade na Tecnologia?

Quando uma empresa busca equidade de gênero, racial e eliminar todos os estigmas colocado estruturalmente no âmbito social, seja na área de tecnologia ou não, ela automaticamente fortalece e impulsiona o potencial das pessoas e dos próprios negócios.

Pessoas diversas, pensam de múltiplas maneiras , sendo assim, uma das principais vantagens da diversidade na tecnologia é o ganho de riqueza de ideias que trazem mais potencial criativo. A pluralidade de vivências e pessoas é uma forma de ver por vários pontos de vista e evitar que todos cheguem à mesma ideia e conclusão. É olhar para um problema ou oportunidade pelo olhar do outro.

Uma equipe plural reflete a diversidade do público que seu produto pode alcançar. Cada colaborador servirá como uma voz de representação. Equipes que são muito parecidas tendem a ter mais dificuldades em desenvolver empatia por clientes com realidades e necessidades diferentes.

Outra vantagem a ser citada é a importância do crescimento pessoal e profissional. Lidar com pessoas diferentes abre as portas para que você pense de uma maneira mais ampla, saindo da famosa “bolha”, entendendo os interesses e dificuldades diversos. Podendo assim criar uma maior empatia e criatividade na hora de desenvolver seu trabalho.

Pensando na funcionalidade da tecnologia, uma das vantagens mais notáveis é o auxílio de inteligência artificial para incluir pessoas e combater preconceitos estruturais. Uma ferramenta que, se for bem utilizada, traz benefícios para organizações e para o âmbito social, que cada vez mais se mostra digitalizado. As principais necessidades básicas e secundárias hoje já são facilitadas pela tecnologia. É possível abrir uma conta, fazer transações bancárias, pedir comida, remédio, carona, buscar trabalho, trabalhar, aprender, buscar ajuda… tudo pela internet, mas ela ainda não é para todos e/ou é precariamente disponibilizada para certas populações.

Prejuízos de não ter pessoas plurais construindo a tecnologia

Por mais que a pauta sobre diversidade na tecnologia esteja sendo colocada na mesa, ainda assim é um espaço predominantemente masculino que faz com que esse segmento seja excludente.

Quando um seleto grupo domina uma área no mercado, as reais necessidades de diferentes pessoas podem ser esquecidas não só pela sociedade e corporação, mas também pela inteligência artificial que está sendo desenvolvida. Sabemos também que os algoritmos podem ser criados a partir dos julgamentos, vieses e crenças dos seus criadores.

Essas programações podem ter objetivos “bem ou mal intencionados”. Podem favorecer X ou Y, e se esse time de criadores não forem plurais, a tecnologia criada por eles também não poderia ser.

Seus trabalhos são espelhos deles mesmos, dessa forma, atendendo apenas às necessidades e demandas de indivíduos que se identificam com esse grupo.

A diversidade deixou de ser um item de prateleira e começou a ser um dos assuntos prioritários para a maioria das empresas. Uma corporação que se preocupa em ter diversidade comprovadamente, consegue lucrar mais e ter melhor visibilidade no mercado, e mais do que isso, ganha inovação e criatividade. Ela de fato passa a prestar serviços que incluam as mais variadas realidades e características.

Pessoas diferentes, criam, pensam e agem de forma diferentes, e do outro lado, organizações que se relacionam e/ou vendem para os mais diversos grupos, traz com elas a importância de investir em diversidade.

| Descubra mais de 200 mil vagas no site da Catho

E para você, a diversidade na tecnologia e nas empresas é algo importante? Nos conte lá nas redes sociais e aproveite para compartilhar com seus amigos sobre o tema.