Arrow BackVoltar

Como aproveitar o momento de alta e buscar sua vaga.

áudio
CalendárioElipse

200 VIEWS

2 COMENTÁRIOS

Já fez mais de um ano que entramos em um isolamento social, imposto a grande parte das cidades brasileiras, e essencial para o combate à pandemia do novo Coronavírus. De imediato, as restrições causaram impacto em inúmeras áreas da atividade econômica, afetando diretamente o mercado de trabalho. Um desses efeitos é a adoção do home office por parte do mercado corporativo.

A medida é a alternativa mais recomendada para equilibrar com segurança a saúde financeira da empresa e a saúde física de seus colaboradores. Diante desse cenário, a tecnologia e a inovação têm auxiliado as empresas a solucionar problemas gerados nesta crise.

Como as empresas se adaptaram ao home office

Empresas que nunca consideraram o home office como formato de trabalho tiveram que se adaptar às pressas. Isso fez com que os processos seletivos presenciais fossem interrompidos. Mas não quer dizer que as seleções tenham parado de vez. As empresas agora estão realizando vídeo entrevistas com seus candidatos. Além disso, as contratações online cresceram de forma significativa nesse período de pandemia.

De acordo com o Agência Brasil, até o mês de julho de 2020, quase metade das empresas havia entrado no esquema de home office, elevando muito o percentual de brasileiros trabalhando de casa. Além disso, esse movimento causou uma tendência de home office que transpassa a fase de pandemia.

Uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Fortinet mostrou que, após a pandemia, 30% das empresas devem seguir com o home office sendo regime de trabalho, mantendo mais da metade de seus funcionários nesse modelo. Essas empresas planejam aumentar em 90% seus investimentos em estrutura para o teletrabalho, o que resulta em cerca de US $250 milhões

De acordo com os dados apresentados e com a realidade que estamos vivendo, o trabalho remoto veio para ficar e cada vez mais empresas e pessoas estão em busca desse modelo de trabalho, sendo assim, é relevante saber que o crescimento dessas vagas são reais e estão em alta no mercado.

Vantagens para quem opta pelo trabalho remoto

Além da pandemia, há outros motivos para buscar vagas no home office, entre as principais vantagens do trabalho remoto para os colaboradores estão a maior flexibilidade do horário, fora o conforto e comodidade de sua casa.

A economia é outro ponto forte para quem trabalha como home office, pois diminui gastos com transportes, pessoas que antes gastavam mais de uma hora no transporte público ou no trânsito, por exemplo, podem utilizar esse tempo para outras atividades e Fora gastos em restaurantes.

Essa economia ajuda tanto o empregador quanto o empregado. Isso fez também o meio corporativo atingir um maior número de pessoas com eventos online, treinamentos digitais e contratações de vídeo chamadas.

Como buscar um emprego home office

Na atualidade, e com o novo Coronavírus, os meios de buscar empregos em home office aumentaram. Na plataforma da Catho, por exemplo, você consegue localizar essas oportunidades digitando palavras-chaves que indiquem que a vaga seja home office.

Por exemplo: home office, trabalho remoto, trabalho à distância, modelo híbrido, teletrabalho.

Para conquistar essa vaga, o processo também se torna remoto. As entrevistas se tornam online, assim como todo o processo seletivo. Para ir bem no processo à distância, estar bem preparado é fundamental. Sendo assim preparamos alguns exemplos para você:

1. Sempre teste a internet antes de começar a entrevista, assim evita imprevistos acontecerem, e atrasos também. Ligar a câmera e uma boa iluminação é importante também para que a entrevista remota se assemelhe o máximo com a presencial.

2. Procure sempre um lugar silencioso também, para evitar ruídos durante a sua entrevista e principalmente distrações. Assim, além de mostrar profissionalismo, mostra também o quão pronto você está no trabalho remoto
Conheça os nossos Modelos de Currículo

O home office trouxe grande impacto para o meio corporativo, sendo assim uma estratégia que ficará no mercado de trabalho atual até mesmo quando o isolamento social não for uma realidade para todos.

A busca por esse modelo de trabalho não é só feita pelos recrutadores, mas também pelos candidatos que estão dispostos a contribuírem a distância, pois abre uma enorme oportunidade de pessoas de outras localidades trabalharem em grandes empresas.